piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil PDF

Mais de 800 pessoas, 20 executivos de multinacionais, dirigentes e gestores representando os 26 estados da nação participaram do 44º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), realizado durante três dias em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Foram realizadas 39 palestras técnicas, duas palestras magnas, dois painéis e três reuniões técnicas de grupos de trabalho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), que organizou o SECOP, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, através da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), e outras empresas do setor de tecnologia da informação.

Prêmio e-Gov

A entrega do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) também foi um dos momentos mais aguardados durante o SECOP). A iniciativa reconhece entidades do setor público que implantaram sistemas de governo eletrônico na área de tecnologia da informação.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) foi a grande vencedora do e-Gov com o projeto Vistoria Digital de Veículos, aplicativo que permite a realização completa de vistoria, dispensando o uso de papel e diminuindo o tempo de vistoria de 10 para 3 minutos. Os vencedores ganharam tiveram a oportunidade de palestrar no evento e ainda ganharam R$ 10 mil em dinheiro.

Desafio SECOP 2016

Pela primeira vez na história da ABEP, ocorreu, durante o SECOP, a entrega do Prêmio Desafio SECOP. Este ano, foi reconhecido o melhor projeto de robótica feito por 25 estudantes da rede pública de ensino de Manaus. Nesta edição do evento, o Desafio SECOP foi uma homenagem ao Consultor Técnico Aristóbulo Angelim, que atua na Processamento de Dados Amazonas (Prodam) há 41 anos.

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Felipe Silva, Lucas Teixeira e Carlos Sousa foram os ganhadores com o projeto “SIPROM”, Sistema de Proteção ao Motociclista, criado para incentivar o uso de capacete e acelerar o processo de atendimento em casos de acidente com motociclistas.

Destaques do SECOP: Anielle Guedes e Clóvis de Barros Filho Entre os palestrantes de destaque, o SECOP recebeu a fundadora da startup Urban3D, Anielle Guedes, que, aos 23 anos, tem chamado a atenção do mundo e foi inserida na lista da Revista Forbes entre os brasileiros promissores com menos de 30 anos. Outro convidado foi um dos mais requisitados palestrantes do país, Clóvis de Barros Filho, que abordou o tema “Inovação e ética”.

Formado em jornalismo, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), ele atua no mundo corporativo desde 2005 e já palestrou, além de quase todos os estados do Brasil, em países como Uruguai, França, México, Argentina, Espanha, Portugal e outros.

O professor falou sobre como a ética desponta como uma premissa incontestável para que a inovação contribua para um desenvolvimento responsável da sociedade. “A ética busca a melhor convivência. É uma iniciativa coletiva, social, de todos”, destacou.

SECOP 2017

Após a palestra de encerramento, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI-PE), e também vice-presidente de Tecnologia da Associação das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) Romero Guimarães, fez uma apresentação sobre a sede do SECOP 2017, Porto de Galinhas (PE), e convidou os participantes a prestigiarem a próxima edição do evento.

ABEP

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o País há quase quatro décadas.

Missão

Promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

As Associadas

As entidades, associadas da ABEP atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros.

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Caio Albuquerque Pinheiro

Última atualização em Qua, 23 de Novembro de 2016 14:19
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - dezembro 2017

D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6