piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Etice firma parceria de solução em nuvem para Jucec
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Etice firma parceria de solução em nuvem para Jucec PDF

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, Adalberto de Paula Pessoa, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (23), com a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, para tratar dos últimos detalhes do contrato de armazenamento de dados na nuvem, do novo Sistema de Registro Mercantil da Jusec, SRM. A tecnologia já está sendo usada por outros órgãos públicos do Estado, mas a Jucec será a primeira junta comercial do país a utilizar esta tecnologia. Com isso, a base de dados estará em um ambiente mais seguro e acessível.

O Sistema de Registro Mercantil realiza a gestão de todo o processo de registro de empresas e atividades afins na Junta Comercial, e é responsável também pela gestão de dados das empresas e de todo trabalho que é feito no âmbito do registro empresarial de auditoria e controle. O sistema compreende todas as etapas do processo de registro: protocolo, análise, aprovação, devolução, digitalização e arquivamento.

O principal benefício do SRM é automatização dos procedimentos e o registro digital. Além destes, o novo sistema permite a validação do CEP, o acesso ao sistema de qualquer lugar, pois é via web, enquanto o Siarco só permite o uso no prédio da Junta Comercial, e atende a todas as Instruções Normativas do Departamento Empresarial de Registro e Integração, DREI. Com o SRM, além do registro de empresas se tornar digital, as certidões poderão ser solicitadas e recebidas, e os livros poderão ser protocolados pelo ambiente virtual.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, vem sendo feito um trabalho de modernização em todo o processo de registro empresarial. “Estamos implantando um novo sistema de registro mercantil e com o armazenamento em nuvem será possível tornar este processo mais ágil e seguro para o cidadão”, destaca.

Saiba mais:

Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem é a substituição da infraestrutura de computação própria local por uma remota e distribuída. Essa infraestrutura remota é apresentada através de uma abstração, onde o usuário final não se preocupa com as especificações físicas do datacenter que provê o serviço. A nuvem pode significar computadores virtuais, armazenamento remoto, aplicações remotas ou serviços mais especializados.

O armazenamento de dados na nuvem permite o acesso a programas e arquivos de forma remota, ou seja, é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Também estiveram presentes na reunião o diretor de inovação tecnológica da Etice, Rogério Parente, e o Gerente de relacionamentos e negócios, Pablo Mello.

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Caio Albuquerque Pinheiro

Última atualização em Qui, 23 de Março de 2017 18:17
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - agosto 2017

D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2