piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ETICE recebe visita de alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
ETICE recebe visita de alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste PDF

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) recebeu na manhã de terça-feira (19/09), a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, do município de Pentecoste, com uma comitiva de 42 alunos e 3 professores, do curso técnico de informática. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma empresa de T.I e o Cinturão Digital do Ceará (CDC), maior rede de fibras ópticas do estado, por meio do gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos (GEPRO) do CDC, Sérgio Brito.

Após a palestra os discentes foram divididos para conhecer três setores da empresa, dentre eles, o Data Center, que trata da hospedagem dos servidores, softwares e dados de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a Torre (antena), responsável pela transmissão do sinal de internet na cidade de Fortaleza através do WIMAX – Estações Rádio Base, uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade e a sala de monitoramento do CDC.

A aluna Lisya Mirella, 16, fala do desenvolvimento da área de informática e do descobrimento realizado por ela. “Eu vejo que é uma área que cada vez mais cresce e se você se esforçar e vê que tem capacidade pode ser bem sucedido mesmo. A minha visão mudou muito durante o técnico, porque antes de você entrar, você não sabe como é todo aquele trabalho por trás da área de programação, de manutenção, não conhece muito bem, nem imagina para onde vai, mas depois que conhece, é muito legal e a visita vai me possibilitar escolher melhor uma área na parte de informática”, afirma com entusiasmo.

Para o coordenador de estágio da escola, Renato Correia, as visitas são importantes e esclarecem dúvidas, “porque o acesso à informação na localidade é limitado e eles estando aqui, vendo as coisas acontecerem na prática, é algo que desmitifica, você percebe que não é coisa de outro mundo, e agora que o Cinturão chegou na escola semana passada, pra eles perceberem como está chegando lá, que tipo de tecnologia, apesar de que todo ano a gente traz, mas esse ano tem um tom diferente, porque adquirimos agora, podemos fazer a comparação antes do sinal e depois”, disse.

O coordenador do curso técnico em informática, Júnior Fernandes, complementa, “a vinda pra Etice é boa porque eles saem da teoria e veem a prática e isso empolga muito eles tocar em um ambiente na área de T.I”, exclama.

O aluno Francisco Wellington, 17, não pensava em seguir o curso, mas passou a se afeiçoar pelas “inovações tecnológicas e o processo do trabalho”, refletindo seguir carreira no ramo da T.I com a visita.

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice - 3108-0019

Caio Albuquerque Pinheiro

Estagiária: Larissa Santos

Última atualização em Qui, 23 de Novembro de 2017 14:19
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - dezembro 2017

D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6