Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ETICE fecha contratos de prestação de serviços com o CEUDESP
ETICE fecha contratos de prestação de serviços com o CEUDESP PDF

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), firmou contratos com o Centro de Educação Universitário e Desenvolvimento Profissional LTDA-CEUDESP, em 13 de novembro, para a prestação de serviços de infraestrutura de TI em nuvem (IaaS) infraestrutura como serviço e serviço de comunicação multimídia (SCM) para fornecimento de link de dados com acesso à internet, com banda de 50 (cinquenta) Mbps, através da infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará.

Infraestrutura de Serviços - IAAS

É o provisionamento pelo fornecedor de processamento, armazenamento, comunicação de rede e outros recursos fundamentais de computação, nos quais o cliente pode instalar e executar softwares em geral, incluindo sistemas operacionais (que pode vir instalado) e aplicativos. O cliente não gerencia nem controla a infraestrutura subjacente da nuvem, mas tem controle sobre o espaço de armazenamento e aplicativos instalados.

Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem é a substituição da infraestrutura de computação própria local por uma remota e distribuída. Essa infraestrutura remota é apresentada através de uma abstração, onde o usuário final não se preocupa com as especificações físicas do datacenter que provê o serviço. A nuvem pode significar computadores virtuais, armazenamento remoto, aplicações remotas ou serviços mais especializados.

O armazenamento de dados na nuvem permite o acesso a programas e arquivos de forma remota, ou seja, é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Conheça nossos principais serviços: http://portfolio.etice.ce.gov.br/

Internet

A Etice oferece Internet de alta velocidade através do CDC (Cinturão Digital do Ceará) que consiste em uma rede pública de banda larga de alta velocidade que possibilita a interligação dos órgãos/entidades governamentais nos âmbitos municipal/estadual/federal e que necessitam realizar a comunicação com outras redes através da Internet. A Internet de alta velocidade está alocada na ETICE e possui 2 provedores de conexão à Internet provendo alta disponibilidade e o PTT como PIX entre os participantes do Ceará.

Conexão ao Cinturão Digital do Ceará (CDC)

O CDC (Cinturão Digital do Ceará) consiste em uma rede pública de banda larga de alta velocidade que possibilita a interligação dos órgãos/entidades governamentais nos âmbitos municipal/estadual/federal. O CDC permite o tráfego de dados, voz e imagem em alta velocidade, bem como o uso de aplicações avançadas, tais como telemedicina, educação a distância, tv digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado. A Etice realiza a configuração de switches de acesso, DWDM, rádios wimax e fibras ópticas do Cinturão Digital para conexão dos órgãos/entidades do Governo Federal, Estadual e Municipal, como também Instituições particulares e filantrópicas.

Estagiária: Larissa Santos

Última atualização em Qui, 23 de Novembro de 2017 14:18