piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos da EEEP Adriano Nobre, de Itapajé, realizam Visita Técnica à ETICE
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos da EEEP Adriano Nobre, de Itapajé, realizam Visita Técnica à ETICE PDF

Na manhã da última quinta-feira (23), 36 alunos e dois professores da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, de Itapajé, visitaram a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) com a finalidade de conhecerem o funcionamento de uma empresa de T.I e o Cinturão Digital do Ceará (CDC), maior rede de fibras ópticas do estado, que foi apresentado pelo consultor de soluções TIC, Pedro Eudorio.


Durante a apresentação sobre o CDC, a turma pode sanar curiosidades de alguns conteúdos vistos em sala de aula. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para conhecer três setores da empresa, como o Data Center que hospeda os servidores, softwares e dados de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a sala de monitoramento do CDC, e a Torre (antena), que transmite o sinal de internet na cidade de Fortaleza através do WIMAX – Estações Rádio Base, uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade. Essa tecnologia proporciona facilidades necessárias para o dia a dia, como transferência de dados, voz e vídeo, e a conexão entre escritórios por redes locais virtuais em áreas urbanas e interurbanas.

O professor e coordenador do curso técnico em informática, Jober  Bernardo, fala da experiência de levar os alunos a observarem de forma concreta o conteúdo passado em sala de aula, “foi muito bom a gente observar na prática, acho que dá um sentido a toda aquela teoria que a gente aplica na sala de aula, tudo aquilo que a gente mostra tem uma aplicação. Eles ficaram maravilhados com toda a organização, os equipamentos, os profissionais, a estrutura, o investimento, o maquinário, nós ficamos encantados”, enfatiza.


Para as alunas, a experiência da visita foi muito gratificante e um despertar para perceber mais de perto uma futura profissão. Maria Fernanda dos Santos, 17, “avisa que no primeiro momento foi o ambiente que mais se destacou, em seguida os profissionais da ETICE, por serem formados e acessíveis a todas as informações. Isso foi o que mais me chamou atenção, tirei dúvidas sobre a segurança do local, invasão de hackers, etc. A visita abre a nossa percepção sobre o mercado de trabalho, e para quem estava em dúvida sobre escolher um curso de ensino superior, ajuda a dar um direcionamento para essa área de informática”. Já Sandy Ariel Vieira,17, “destacou a estrutura, a organização e o funcionamento da empresa”.


Saiba mais:

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) desde 2011 recebe alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário da rede estadual e federal para a apresentação dos negócios e da infraestrutura da empresa, por meio da chamada Visita Técnica.

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice – 3108-0019
Caio Albuquerque Pinheiro
Estagiária: Larissa Santos

Última atualização em Qui, 30 de Novembro de 2017 17:21
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - dezembro 2017

D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6