piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos da EEEP Adelino Cunha realizam visita técnica à ETICE
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos da EEEP Adelino Cunha realizam visita técnica à ETICE PDF

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) recebeu na manhã de quarta-feira (29), a Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, que costuma levar as turmas do segundo ano do ensino médio a visitarem empresas de T.I com a intenção de ampliar o estudo visto em sala de aula.

O consultor de soluções de TIC da Etice, Pedro Eudorio, falou durante o primeiro momento da visita, sobre a origem, o desenvolvimento, os sistemas de cabeamento (aéreo e subterrâneo), os municípios que recebem o Cinturão Digital do Ceará (CDC), as dificuldades para a implementação, a validade dos cabos, a segurança desses cabos de fibra ótica e os desafios de hoje do CDC.


Após a exposição os estudantes foram divididos em três grupos para conhecer alguns setores importantes da empresa, como o Data Center que hospeda os servidores, softwares e dados de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a sala de monitoramento do CDC, e a Torre (antena), que transmite o sinal de internet na cidade de Fortaleza através do WIMAX – Estações Rádio Base, uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade.


Para Luiza Pereira, 17, a visita possibilitou compreender o funcionamento do “processo de informação, de comunicação que o Governo faz para todo o estado. O que eu percebi também da visita, é que é um trabalho que exige bastante atenção e responsabilidade dos profissionais, que também necessita de bastante organização, porque é uma quantidade de dados muito grande e a variedade de redes pelo estado.”, afirma.


Na visão do professor e coordenador do curso de informática, Heden Silva, “para os alunos é uma experiência muito válida, porque tem uma diferença gritante do que é mostrado em sala de aula, em fotos, em vídeos, em comparação ao que é vivenciado aqui dentro de uma instituição, dentro de uma empresa, principalmente aqui na ETICE que mostra de uma maneira bem clara. E eles têm a oportunidade de conversar com os profissionais sobre a carreira. Eles costumam falar após as visitas que querem trabalhar aqui, estagiar, muitos não querem vir, mas quando chegam aqui ficam maravilhados.”, explica.
 
Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice - 3108-0019
Caio Albuquerque Pinheiro
Estagiária: Larissa Santos

Última atualização em Qui, 30 de Novembro de 2017 18:04
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - dezembro 2017

D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6