piwiki

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis



Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos do Pronatec/Funece, de Baturité, realizam visita técnica à Etice
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos do Pronatec/Funece, de Baturité, realizam visita técnica à Etice PDF

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) recebeu na manhã de terça-feira, (30/01), 25 alunos, do curso técnico em gerência de saúde, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Fundação Universidade Estadual do Ceará (Pronatec/Funece), localizado na escola Liceu Domingos Sávio, no município de Baturité.


No primeiro momento, a turma teve uma explanação sobre o desenvolvimento do Cinturão Digital do Ceará (CDC), com o consultor de soluções de TIC da ETICE, Pedro Eudorio. Após a palestra os discentes foram divididos para conhecer três setores da empresa, dentre eles, o Data Center, que trata da hospedagem dos servidores, softwares e dados de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a Torre (antena), responsável pela transmissão do sinal de internet na cidade de Fortaleza através do WIMAX – Estações Rádio Base, uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade e a sala de monitoramento do CDC.

Os estudantes do primeiro semestre do curso técnico visitaram pela primeira vez uma empresa de tecnologia da informação, segundo a professora de informática, Ilane Karise, o objetivo da visita é ampliar o conhecimento visto na disciplina. “O curso tem duração de um ano e meio. A intenção da visita é ampliar o horizonte na área de informática, para eles conhecerem algo novo e com isso despertar interesse em outras opções”. E complementa, “é eles pensarem em uma solução em nível de aplicação ou mesmo de gerência dentro de um ambiente corporativo, de hospital, de clínica”, explica.


Para os acadêmicos, a visita possibilitou perceber a importância da internet e da estrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC) para o estado. Samara Maria, 17, fala o que mais lhe atraiu “foi o alto porte da Etice. A internet é um ponto extremamente importante pra se trabalhar em um ambiente de saúde, mas é preciso conhecer também a parte administrativa.”. Já Yuri da Silva, 16, destacou que a internet é “algo muito utilizado nos dias de hoje e realmente tanto na saúde como na informática você utiliza muito. Eu acho bem interessante porque a Etice liga todos os órgãos e daqui, o que acaba facilitando e agilizando os processos na área de saúde.”

Saiba mais:

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) desde 2011 recebe alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário da rede estadual e federal para a apresentação dos negócios e da infraestrutura da empresa, por meio da chamada Visita Técnica.

Assessoria de Comunicação/Imprensa da ETICE

Caio Albuquerque Pinheiro

Estagiária: Larissa Santos



Última atualização em Sex, 16 de Fevereiro de 2018 17:15
 

Estamos Conectados ao Cinturão Digital

Calendário - abril 2018

D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5